25/11/2011

SUPER ALIMENTO

bagas goji

Para quem ainda não as conhece, as baga de Goji são as frutas de uma planta chamada Lycium barbarum, oriunda dos Himalaias, (Norte da China e Tibete). Estas baga vermelhas são muito semelhante com as nossas famosas passas de uva, mas o seu sabor é ligeiramente diferente.

Apesar de serem usadas na alimentação dos chineses, tibetanos e indianos há milhares de anos, só muito recentemente começaram a ser consumidas pelos ocidentais, quando se descobriu o seu incrível poder antioxidante e qualidades nutritivas.

Muitos especialistas consideram as bagas de Goji como a fruta mais rica em nutrientes do mundo, isto porque são uma incrível fonte de proteína completa. Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano. Contêm até 21 minerais, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo.Xontêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E, e também polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, sendo que este é um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento.
Que mais benefícios nos oferecem?

  • Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade
  • Promove a energia e bem-estar em geral
  • Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
  • Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável
  • Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
  • Combate a artrite
  • Baixa o colesterol
  • Equilibra os níveis de pressão do sangue
  • Ajuda no processo digestivo e na perda de peso
  • Melhora os níveis de insulina nos diabéticos
  • Melhora as cataratas, a visão turva e a audição
  • Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins
  • Fortalece os ossos e os tendões
  • Mantém um sistema nervoso saudável
  • Protege a pele dos danos causados pelo sol
  • Aumenta a líbido e o desempenho sexual
  • Promove a fertilidade
Proteínas
As bagas de goji contém 18 tipos de aminoácidos (13gr por cada 100gr de fruto seco, isto é, seis vezes superior ao pólen da abelha e com mais proteína que a generalidade dos cereais integrais), incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, sendo por isso óptimo para vegetarianos.
MineraisAs bagas de Goji contêm também mais de 21 oligoelementos, incluindo o germânio (mineral anti-cancerígeno).
Antioxidantes e vitaminas
Goji niveis de antioxidantesAs bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenoides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Contêm o espectro completo de carotenoides anti-oxidantes, incluindo o betacaroteno (melhor fonte do que a cenoura), zeaxantina e a luteína (os grandes protectores da vista). As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas, fazendo com que seja uma das fontes de vitamina C mais rica da Terra. São ricas, ainda, em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Os gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão), sesquiterpenoides como a ciperona (regula a pressão arterial, alivia o desconforto menstrual, usada no tratamento do cancro do colo do útero) e solavetivona (que contêm propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), tetraterpenoides e betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, promovendo a digestão e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o ADN) e fisalina (substância activa contra todos os tipos de leucemia). As bagas de Goji contêm, também, uma excelente riqueza em fibras. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de goji, demonstrou-se ser um poderoso estimulante da secreção da rejuvenescedora hormona do crescimento.
As bagas de Goji (Goji Berries em Inglês) foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25.300 unidades ORAC.
Recordemos que as amoras e os mirtilos, exelentes anti-oxidantes apresentam, respectivamente, 2.036 e 2.400.

Goji Tibetano - 100g   *Produto do Mês*

Como plantar:Começa por demolhar algumas bagas goji cerca de 8 horas para facilitar o processo de germinação (alternativamente podes colocá-las no frigorífico).
Coloca as sementes em vasos num local protegido da chuva e do sol, de preferência num lugar quente. Nem todas as sementes germinarão, portanto será melhor colocar uma boa quantidade de bagas na terra.
Coloca as sementes das bagas de gogi a 1-2 cm abaixo do solo e espalha um pouco de composto/fertilizante orgânico por cima delas.
Rega levemente. As sementes irão geminar em 5-10 dias, dependendo da temperatura. Depois de germinadas, as plantinhas deverão ser aclimatizadas ao sol directo até estarem bem estabelecidas. Quando as folhas se desenvolverem é tempo de as transplantar para o solo do jardim ou para vasos de cerca de 10 cm. Se, no entanto, o Inverno for muito rigoroso, espera pelo início da Primavera para colocá-las lá fora.
No exterior:
Preparar uma área de solo numa parte do jardim que seja muito ensolarada, preferencialmente voltada a sul e sem árvores e/ou prédios que possam fazer sombra. As gojis adoram o sol! Escolhe um pedaço de terra livre de pesticidas. As goji, tal como todas as plantas, são muito mais nutritivas, bonitas e saborosas quando plantadas sem químicos, que são absolutamente desnecessários e prejudiciais à nossa saúde e à do Planeta.
Dentro de casa:Proceder da mesma forma, colocando as sementes em vasos, que serão substituídos a cada ano. Depois de germinadas, coloque os vasos em parapeitos de janelas onde as goji possam receber muito sol ou coloque os vasos no exterior.
Fertilizar 1-2 vezes por ano.
Tipo de terra:
Moderamente rica, com matéria orgânica em abundância (composto, fertilizantes naturais) e sem tratamentos químicos. O solo deverá ter uma boa drenagem. Se a terra for muito compacta, junta areia.
Água:É necessário manter a terra húmida até as gojis germinarem e estarem bem estabelecidas. Depois pode-se regar apenas quando o solo estiver seco. Não satures a terra de água e deixa-a secar até à próxima rega. Demasiada água (da rega ou da chuva) apodrece as goji e torna-as vulneráveis a doenças.
As tuas bagas goji irão aparecer no segundo ano, quando podes esperar cerca de 1 a 2 kg de bagas por arbusto. Come-as directamente da planta ou seca-as para consumo posterior.
fontes:menu vegetariano;quental biologico

Sem comentários:

Enviar um comentário